segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Culto Celebração da Família (31/10/2010) - A Presença de Deus







Domingo (31), às 18h, na Sara Nossa Terra de Sinop, encerramos o mês de outubro debaixo de bênçãos e muita expectativa pelo que Deus ainda fará neste ano. O Pastor Cristiano Paulino ministrou uma palavra poderosa que teve como título: A PRESENÇA DE DEUS. Com base no texto que está em Hebreus (9: 1- 4) trouxe uma palavra de ensino sobre a Arca da Aliança.

(Hebreus 9: 1- 4) "Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos. Tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança."

A arca da aliança representa a presença de Deus e na antiguidade era o objeto mais importante para o povo de Israel.
A sua vitória está intimamente ligada a presença de Deus. Sua Presença é inegiciável e é o diferencial na vida de um cristão. Uma das características do insucesso do rei Saul é que ele não deu a devida importância a arca de Deus. Devemos ter reverência e valorizar a Arca de Deus que representa a Sua presença. Hoje a arca de Deus está dentro de nós através do Espírito Santo. O seu coração é o lugar da presença de Deus.
Dentro da arca da aliança estavam três objetos que são vitais para todos nós:
(segue abaixo, mas não em sequência como no versículo)


1) Tábuas da aliança – são os mandamentos que Deus nos deu através de Moisés.
Quando a palavra e as promessas d’Ele se cumprem em sua vida, o nome d’Ele é exaltado. Fica firme na Palavra que Deus te deu, seja fiel aos Seus princípios, pois Deus tem prazer em cumprir as promessas d’Ele em sua vida.
(2 Coríntios 1:20) “Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós.”
(Hebreus 10:23) “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”


2) Maná – Representa o cuidado diário de Deus para conosco.
O Maná tinha uma aparência de pequeno valor e não muito atraente e o povo de Israel não valorizou aquele milagre. Se você quer os grandes milagres de Deus, você precisa valorizar o pequenos milagres d’Ele em sua vida. Deus não suporta ingratidão. O dia que você não valoriza as pequenas coisas, você perde a oportunidade de obter grandes conquistas.
(Salmos 23:04) “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
(Jeremias 1:19) “E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar.”


3) Vara de Arão – Essa vara, mesmo não estando plantada ou ligada à uma de nutrientes, ela florescia. Algo totalmente impossível diante da lógica humana. Isso nos mostra que Deus pode agir totalmente fora da lógica humana. O cuidado de Deus para com a sua vida é totalmente fora da compreensão humana. Deus chama a existência as coisas que não existem.
(Romanos 4:16-17) “Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.”

Esses três objetos que estavam dentro da arca são inegociáveis. Não perca a simplicidade da presença de Deus e Ele agirá em sua vida poderosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário