Liderança

Olá pessoal,

meditando sobre liderança encontrei algumas pérolas segue aí, boa leitura, repassem...

"O líder que não crê na causa que serve não é digno de ser líder. Mas não basta crer: é necessário que a sua fé e o seu entusiasmo irradiem. É necessário que cada um daqueles que ele tem a missão de conduzir compreenda a sua responsabilidade na obra que há-de realizar-se; ao líder compete fazer com que os seus homens comunguem no ideal que o anima."


"A força viva dum exército - diz Marmont - não aumenta em razão do número de soldados e de meios materiais, mas sim em razão do espírito que o anima". Esta asserção é verdadeira para todo o grupo humano, qualquer que ele seja. Insuflar o espírito, criar o ambiente, comunicar a chama são os aspectos mais importantes da missão do líder."

"Líder que não tivesse fé na sua missão não saberia ser feliz - expressão verdadeira no seu mais amplo sentido: a alegria abandona-o e o fracasso espreita-o."

"Líder abatido é líder de antemão batido."

"Um líder céptico, seja qual for a forma do seu cepticismo, elegante ou cínico, é um destruidor de entusiasmos em si mesmo e nos outros."

"Nada mais desanimador para um líder e seus subordinados do que um céptico - "para que serve isso"? ou um desanimado - "não há nada a fazer". Reagir vigorosamente: há sempre que fazer, e tudo pode servir."

Quando ouvirdes alguém dizer: "não há nada a fazer" - traduzi: há muito a fazer, mas eu não me sinto com coragem de fazer seja o que for.

"Não há funções nem seres inferiores; inferior é cumprir mal a sua missão." (Péguy)

"Só a fé na grandeza da sua tarefa e nas suas possibilidades de realização cria no líder energia suficiente para superar-se a si próprio a levar os outros a segui-lo."

"Tudo o que vive está animado dum sopro. Tudo o que existe sem sopro está morto."

"Só se faz bem o que se faz com paixão. Quem trabalha simplesmente para ganhar dinheiro e não tem paixão pelo seu ofício não chegará a ser homem de valor, muito menos líder. "

"E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;"  (Jesus Cristo)

"Quem não serve, não serve"