quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Culto da Família Especial

Palavra Especial Dia dos Pais

O LAR DO FILHO PRÓDIGO

Como você descreve seu lar?

Infelizmente muitos filhos não têm prazer em retornar aos seus lares, não sentem saudade. Pois não encontram em suas casas a paz e o Amor de seus pais. A nossa casa pode ser um oásis ou um deserto; Uma benção ou uma maldição.

• O que tinha na casa do filho pródigo que o fez retornar ao seu lar.

Primeiro exemplo da casa do filho pródigo, seu pai era...

1- PAI QUE OUVE TODOS OS FILHOS:

(Lucas 15:12) “E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda”.

Hoje vivemos um tempo de ausência paterna no lar.
Um pai que tem tempo para ouvir o que o seu filho tem a dizer esta fazendo o maior investimento de sua vida. Não basta ser pai, tem que ser amigo.
Quando os filhos percebem no pai um compromisso de amizade na relação de família, eles se sentem mais seguros para compartilhar seus sentimentos, crises e conflitos internos.

Este foi o motivo que fez com que o filho pródigo senti- se desejo de voltar para sua casa.


2- PAI QUE É PARTILHADOR:

Repartir justiça é o que os filhos esperam do pai.
O pai da parábola reparte a herança também com o filho mais velho.
Quando não há equidade nas atitudes dos pais, os filhos injustiçados sentem-se rejeitados e disso gera raiz de amargura na alma. Isso tem a ver com o equilíbrio e a construção de uma estrutura de família. Você pode dizer que a minha casa é uma CASA DE JUSTIÇA.

(Mateus 5:6) Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

3- PAI QUE COMPREENDE O DIREITO DOS FILHOS DE FAZER SUAS ESCOHAS.

(Lucas 15:13) “E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutament”.


É dever de todo os pais mostrar aos filhos os perigos de uma escolha errada e fazer o possível, para que eles acertem nas suas decisões. Isso tem a ver com todas as áreas de nossa vida.
Mas são os filhos que devem decidir, é uma questão pessoal. Ser radical e querer decidir por eles não é o melhor caminho.
O pai da parábola deixou o filho escolher, e aprender a lição.

4- PAI CONCILIADOR:

O pai não ignora o filho que esta amargurado lá fora, achando um absurdo celebrar a volta de um filho rebelde com uma grande festa. O pai que entende a necessidade do filho.
Ele sabia que o filho precisava ser curado, pois havia inveja, ciúme, egoísmo.
Ele responde:
Meu filho... Tu sempre estas comigo... (lembra da amizade, carinho, comunhão)... Tudo que é meu é seu... (herança).

5-PAI QUE SE PREOCUPA COM O MELHOR PARA OS SEUS FILHOS:

(Lucas 15:22) “Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés”.
Preocupar em dar o melhor para os filhos é investir no melhor que Deus nos deu.
Aqueles que podem dar o melhor e dão o pior, revelam que é possuído (escravos) daquilo que possuem.

6- MINHA CASA, LUGAR DE PÃO COM FARTURA:

(Lucas 15:17) Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!
Pão tem a ver com o sustento total do homem.( Gênesis 3:19)
Este filho lembrou que na casa de seu pai havia pão com fartura (Pão da provisão, pão do carinho, do afeto, da segurança e espiritual). O pai é responsável pelo pão diária de sua família.
Pais têm a responsabilidade de dar aos filhos uma educação cristã, ensinar princípios de valores.
O certo e o errado.

7- MINHA CASA LUGAR DE ESPERANÇA, CARINHO, CONFISSÃO:

(Lucas 15: 20-21) “E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho”.

Tudo que você plantar, colherá.

O pai do filho pródigo plantou a boa semente, e não perdeu a esperança de ver seu filho retornando. Todo investimento que você faz na sua família nunca é em vão. Quem investe o melhor na família, pode esperar um final feliz, ainda que você tenha que esperar que o seu filho Caia em Si. A tua casa precisa ser o lugar que os teus filhos recebam carinho.

8- MINHA CASA LUGAR DE PERDÃO.

Antes que o filho confessasse seu pecado, o pai o havia perdoado.
O pai foi capaz de enxergar arrependimento na atitude corajosa de retornar. O interessante é que não houve discussão sobre a decisão errada, o que foi perdido, o valor do prejuízo. Mais que depressa o pai retornou o perdido a posição filho.

Deus te abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário